terça-feira, 1 de novembro de 2011

Drenagem Linfática na Gestação


O corpo feminino durante a gestação passa por diversas mudanças, uma delas é o aumento do volume sanguíneo, isso  faz com que reabsorvemos mais sódio e o resultado de tudo isso são os inchaços, desconfortos e sensação de peso em pernas e pés.

Hoje em dia, com a maior parte das mulheres presentes no mercado de trabalho, isso se torna um desconforto ainda maior. O alívio para estes sintomas pode estar na drenagem linfática, técnica de massagem realizada com movimentos lentos, ritmos e indolores, que estimula o sistema linfático, eliminando assim o excesso de líquido e toxinas pela urina.

Porém é preciso cautela! A drenagem linfática como procedimento fisioterapêutico tem contra-indicações. E se pensando em gestantes o cuidado dobra. Uma drenagem mal executada pode estimular as contrações uterinas e levar a precipitação do trabalho de parto em casos mais extremos.

Recomenda-se então, que a gestante procure uma fisioterapeuta qualificada que tenha conhecimentos de fisiologia e principalmente das mudanças corporais que ocorre neste período. Pois somente este profissional será capaz de identificar precocemente qualquer contra-indicação a técnica.

Além disso, é necessária a liberação do obstetra.

Depois disso, são recomendadas 2 sessões semanais que podem ser realizadas desde do início da gestação até o terceiro trimestre, dependendo das condições da gestantes e das indicações médicas.

Márcia de Salvo.
Fisioterapeuta parceira do Espaço Nascer,
Especialistas em RPG por Philippe Emmanuel Souchard.
F: 11.99.758.5329
marciasalvo@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário